Ads 468x60px

sexta-feira, 8 de abril de 2016

O que é Paganismo?

Denotação: substantivo masculino
  1. 1.
    o conjunto dos não batizados; gentilidade, gentilismo.
  2. 2.
    religião em que se cultuam muitos deuses; etnicismo, gentilidade, gentilismo, politeísmo.

O que é paganismo?

     Paganismo vem do latim paganus, que significa camponês,rústico. É um termo geral usado para se referir a tradições religiosas politeístas. É um dos caminhos espirituais que nos leva à comunhão com os Deuses ou as divindades politeístas, antes da era cristã, ou seja, uma religião natural e étnica que representa um povo ou cultura, bem como a ancestralidade e a própria natureza.
     A característica das tradições pagãs é a ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva na sua prática religiosa. Geralmente, o termo paganismo é usado para distinguir algumas religiões politeístas, onde a crença é voltado para vários Deuses e Deusas.
  • Panteístas: A crença em que a natureza e todo o universo, são divinos.
  • Animistas: A crença em que os elementos do cosmos(Sol,Lua e estrelas)e todos os elementos da natureza possuem um espírito ou uma entidade divina.
     Alguns seguidores do paganismo celebram o Caminho Solitário ou com outras pessoas, membros de um mesmo grupo ou tradição, conhecidos como tribos ou clãs.
     Existem muitas vertentes dentro do Paganismo, alguns estão claramente definidos e possuem uma organização própria, outros não.
     Os caminhos mais conhecidos hoje no Paganismo Celta são:
  • Druidismo
  • Reconstrucionismo Celta(RC)
  • Panteão Irlandês,escocês,britônico,galês,gaulês,galáico(galego) e ibero-céltico
  • Reconstrucionismo Egípcio ou Kemético,Grego ou Helênico,Romano,Nórdico ou Odinismo,Asatru e Vanatru,Romuva.
  • Bruxaria Tradicional
  • Wicca
     A prática reconstrucionista visa o resgate das crenças religiosas,sem que com isso,haja uma conotação revivalista. Ao se reviver uma religião de antigas sociedades,não há a pretensão de reinstituir sua política ou os costumes sociais, apenas de conhecer e entender o modus operandi antigo, adequando-o à vida contemporânea, na medida do possível a prática religiosa, conforme a cultura que se dedica.
     Há muitos mistérios que envolvem o paganismo, alguns bem distorcidos, como o próprio pentagrama. Um símbolo pagão muito antigo e, muitas vezes, associado ao mal quando invertido(de ponta para baixo), ao satanismo e aos rituais satânicos.
     Nos dias de hoje, se tornou um emblema, quase oficial, do paganismo moderno. Frisando que o pentagrama não é um símbolo celta.
     Os antigos celtas contemplavam o mistério da vida e da morte, através dos círculos e das espirais. Como descrevemos no artigo sobre os Símbolos Celtas.



     Enfim, o paganismo moderno não tem nenhuma relação com satanismo ou magia negra. E os mistérios pagãos vão muito além das brumas do tempo.
     As brumas são os véus que encobrem o mistério do caminho gasto pelo uso. Muitos são os que vão nos ver e não vão nos entender, além de não conseguirem absorver toda a sabedoria dos Antigos, simplesmente por medo ou ignorância.
     Abençoado seja o resgate da espiritualidade celta e da sacralidade da natureza!
Ouça agora mesmo o chamado, vá direto para Glastonbury e ultrapasse o Portal...
Absorva todos os conhecimentos vindos de Avalon, através das lendas e dos mitos.
Mas não tema passar pela névoa de prata, pois um mundo maravilhoso espera aqueles que possuem fé e amor dentro de seus corações.

RELIGIÃO E MITOLOGIA

     A religião e a mitologia apesar de diferentes, referem-se aos sistemas de conceitos que são de grande importância para uma determinada cultura, fazendo declarações relativas ao sobrenatural ou ao sagrado.
     Geralmente, a mitologia é considerada um componente ou aspecto da religião. Religião é um termo mais amplo, muito além dos aspectos litúrgicos, que inclui o ritual, a moral, a teologia e a experiência mística.
      Um dado importante, a mitologia é quase sempre associada a uma determinada religião e associada aos seus sistemas religiosos. Um mito pode perder a sua relevância imediata para a comunidade e evoluir afastado da religiosidade como uma lenda ou folclore.
      Podemos dizer que o paganismo, genericamente, é um termo referente às diversas formas de religiosidade e designa as religiões politeístas que têm como lugar comum o encontro com o divino, através da Natureza e com a recuperação das Antigas Religiões Pagãs.
     E se pensarmos no ensinamento que remonta ao Egito Antigo, que diz que o que está acima é como o que está abaixo e o que está abaixo é como o que está acima, compreenderemos que esta asserção busca dizer que a natureza dos Criadores é a mesma das suas criaturas. É igual dizermos que o Céu é igual estar na Terra e a Terra é igual ao Céu.
     Os pagãos buscam, dessa maneira, compreender:
  • o que está acima, seus Deuses e os antigos conhecendo
  • o que está abaixo, a Natureza e seus semelhantes.
     Lembrar dessas coisas é a orientação básica para tornar-se um verdadeiro Pagão. Os Princípios de como ser justo, leal e gentil, bem como viver com bravura, sabedoria, equilíbrio e em comunhão com todos os seres viventes. Honrando os Deuses, a Natureza e os Ancestrais. Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

FAÇA UMA LEITURA

O Círculo de Diana

O Círculo de Diana
Loja Esotérica e Presentes

TAROT

Bem vindos