Ads 468x60px

Imbolc (aka Candlemass)

HISTÓRIA DO IMBOLC

     É o nome original que damos ao Festival, imbolc também pode ser chamado de Imbolg, Oimelc, Candlemas ou Treguenda Lupercalia.
     No Hemisfério Norte, o evento começa nos dias 1 e 2 de Fevereiro. Este Sabbath(Sabá) originou-se na antiga Irlanda, onde as comemorações são voltadas a Deusa Brighid(Também chamada de: Brigid ou Brigith) homenageada como a Noiva do Sol. Apesar de estarem no auge do inverno, este festival era dedicado ao aumento da luz e ao despertar das sementes enterradas na terra congelada.
     Na Roda do AnoImbolc é o oposto de Lughnasadh e festeja a Deusa como Donzela. Imbolc ocorre seis semanas depois de Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor. A Igreja Católica aproveitou o antigo significado pagão e transformou esta data na festa da Candelária, a Purificação de Maria. A própria Deusa Brighid foi cristianizada como Santa Brigid e seu santuário foi transformado em um mosteiro de monjas.
     Brigidh ou Bride (Pronuncia-se Brid, em inglês tem como significado: Noiva), era uma Deusa Tríplice, regente da Inspiração (arte, criatividade, poesia e profecia, da cura (ervas, medicina, cura espiritual e fertilidade) e da Metalurgia(ferreiros, ouvires e artesãos). Por ser uma Deusa do Fogoera homenageada com fogueiras, rodas solares, coroas de velas e rituais que despertavam ou ativavam o Fogo Criador.
     As lendas Celtas descrevem-na como a Deusa em sua apresentação de Donzela tocando, com seu Bastão Mágico, a terra congelada pelo Cajado da Anciã, despertando-a para a vida e aumentando a luz do dia. O Sabbath Imbolc, cujo nome significa apressar-se, celebrava o aumento da luz e a derrota do inverno. Na Véspera, todos os fogos e luzes eram apagados para serem reacesos, ritualisticamente, com as brasas das fogueiras dedicadas a Brigith.
     Neste dia, com a comemoração do Disting, os povos nórdicos enterravam a negatividade e as agruras do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas e purificavam a terra, salpicando sal e cinzas sobre ela.
     Na versão romana deste Sabbath originou se na Treguenda relativa na Bruxaria Italiana, Este Sabá era a Lupercália e os alegres festejos para as Deusas Frebua, Diana e Vênus.
     Na maioria das Tradições da Wicca, nesta data, são feitas as Iniciações dos novos adeptos e as Confirmações das Sacerdotisas. Por ser Brigith (deusa da cura), padroeira das Fontes Sagradas, ela era invocada nos rituais de purificação e cura, sendo reverenciada nas Fontes a ela consagradas. Até hoje, em certos lugares da Grã- Bretanha e Irlanda, as pessoas amarram fitas ou pedaços de roupas nas árvores próximas às antigas Fontes Sagradas, atualmente dedicadas a Maria ou às santas católicas, orando para obter a cura de seus males.
     A atmosfera deste festival é marcada pelo despertar das sementes, dos novos planos e novos objetos, pela iniciação em um caminho espiritual ou em novas oportunidades, pela aceleração e renovação das energias, pela purificação e pelo renascimento material ou espiritual, pela busca de presságios e pela preparação para sua realização.

     O Imbolc é uma data propícia para despertar a criatividade e abrir-se para a inspiração por meio da poesia, canções, narrativas, desenho, cerâmica ou dança.
     À noite, as bruxas colocam velas cor de laranja ao redor do círculo, e uma vela acesa dentro do CaldeirãoSe o Ritual é feito ao ar livre, pode-se fazer tochas e girar ao redor do círculo com elasbruxa mais jovem da Assembléia pode representar a Deusa Brigit, entrando por último no círculo para acender com a sua tocha, a vela do caldeirão, ou a fogueira. Se o ritual for ao ar livre, o que representaria a Inspiração sendo trazida para o círculo pela Deusa.
     Os membros do Coven devem fazer poesias, ou cantar em homenagem a Brigit. Pedidos, agradecimentos ou poesias devem ser queimados na fogueira ou no caldeirão em oferenda, no fim do ritual. O Deus está crescendo e se tornando mais forte, para trazer a Luz de volta ao mundo. É hora de pedirmos proteção para todos os jovens, em especial da nossa família e do Coven.



     Devemos mentalizar que o Deus está conservando sempre viva dentro de nós a chama da saúde, da coragem, da ousadia e da juventude. O altar deve ser enfeitado com flores amarelasalaranjadas ou vermelhas. A consagração deve ser feita pelos membros mais jovens do Coven. Literalmente quer dizer dentro do útero. O inverno ainda não foi embora, mas por baixo da neve a vida floresce e ganha força.
     As coisas não acontecem diante de nossos olhos, mas já estão lá, pulsando lentamente, esperando o momento certo para vir à tona. A Deusa vagarosamente se recupera do parto, e acorda sob a energia revigorante do Sol. Esse é o também chamado de Festival das Luzes, em que se acendem velas por toda a casa, especialmente nas janelas, para anunciar a vinda do Sol e mostrar ao menino Deus o seu caminho.

COMEMORANDO O CANDLEMAS

     Neste mesmo dia, é comemorado o Candlemas, um símbolo da estação, como uma representação de um floco de neve, uma flor branca ou talvez um pouco de neve num recipiente de cristal (desde que não vire água), pode ser depositado no altar. Uma vela laranja, ungida com óleo de almíscar, canela, olíbano ou alecrim, ainda por acender, também deve estar presente.
     Por outro lado, pode-se derreter neve para que seja usada como água na criação do círculo. Prepare o altar, acenda as velas e o incenso, crie o círculo, invoque a Deusa e o Deus.Diga as palavras a seguir:

Este é o período da festa das tochas,
Quando todas as lanternas queimam e brilham
Para saudar o renascimento do Deus;
Toda a Terra celebra sob o seu manto de sono.

     Acenda a vela laranja com a vela vermelha do altar (ou no ponto sul do círculo). Caminhe lentamente ao redor do círculo no sentido horário, levando consigo a vela. Diga estas palavras ou semelhantes (você também pode criar suas próprias palavras, desde que honore aos Deuses):

Toda a Terra está em volta pelo Inverno.
O ar está frio e o gelo envolve a Terra.
Mas, Senhor do Sol,
Chifrudo dos animais e dos locais silvestres,
Sem ser visto renascente
A partir da graciosa Deusa Mãe,
Senhora de toda a fertilidade.
Salve, Grande Deus! Salve e bem-vindo!

     Pare diante do altar, erguendo a vela. Observe sua chama. Visualize sua vida florescendo em criatividade, com energias e forças renovadas. Se precisar olhar para o futuro ou passado, este é o momento ideal. Pode-se seguir praticar trabalhos de magia, se necessários. Celebre um banquete simples! O círculo agora está desfeito.

ERVAS TÍPICAS DO CANDLEMAS

     Existem ervas típicas e mais usadas neste tipo de ritual que são: Angélica, Manjericão, Louro, Benjoim, Urze, Mirra e Flores Amarelas.

COMIDAS TÍPICAS DO CANDLEMAS

     Há também comidas típicas e próprias para este ritual que são; Laticínios, Creme azedo, Comidas condimentadas e encorpadas, Pratos com pimenta, curry, cebolas, cebolinha ou alho-poró, pratos com passas e um vinho bem forte.

     Basicamente é um festival de renovação dedicado à Brighid, a Deusa do Fogo, da cura, da poesia, da fertilidade, das artes, das águas sagradas e da família.

  •      A seguir, uma sugestão para comemorarmos essa data tão especial do calendário druídico, com um ritual baseado no Druidismo com ênfase no Reconstrucionismo Celta. Na véspera, prepare uma Cruz de Brigid(não é a cruz do cristianismo) e faça uma boa limpeza na sua casa, tanto física como espiritual, assim como no local onde será realizado o ritual. No dia seguinte coloque tudo que irá precisar por perto: 


  1. Três caldeirões
  2. Incensos
  3. Água
  4. Fósforos
  5. Uma vela branca
  6. Uma maçã
  7. Uma taça com leite
  8. Flores brancas.
  •      Coloque os três caldeirões no centro do seu bosque sagrado. No caldeirão da esquerda coloque a água representando o Reino do Mar, no caldeirão do centro a vela branca representando o Reino do Céu e no caldeirão da direita coloque as flores brancas representando o Reino da Terra.

     Defume o bosque sagrado e coloque-se em contato com os três reinos(é como entrar em contato com a natureza), dizendo;

De norte a Sul,de Leste a Oeste... Iniciamos a jornada, abençoados pelo Céu, a Terra e o Mar.
O Céu infinito que brilha sobre nós,
O Mar eterno que nos rodeia
E a Terra sagrada que sempre nos apoia.

Estamos reunidos hoje para homenagearmos Brighid,
A Senhora do Fogo, celebrando um novo tempo através do Festival de Imbolc.
Que haja paz entre os mundos!

Comece o ritual honrando a Mãe Terra, fazendo-lhe uma oferenda, que poderá ser um alimento, fruta, bebida, flores ou uma poesia. Coloque as suas mão no chão e diga para cada um:


  • MÃE TERRA
Mãe Terra, mãe de todos os povos
E de todas as fontes de água sagrada.
Agradecemos o poder que flui através de você
Proporcionando-nos vida farta e abençoada.

Aceitai agora, nossa sincera gratidão!

Coloque sua oferenda num prato na frente dos caldeirões. Sugestão: maçã.
  • DECLARAÇÃO DO PROPÓSITO
Declara ser aqui o meu Bosque Sagrado, 
Onde todos os tempos e lugares se encontram.
Faça-se como a árvore do mundo,
O eixo central da vida,que conecta a terra aos céus,
De modo que os espíritos afins e os seres de boa vontade
Sejam bem-vindos para compartilhar este rito sagrado!
  • ESTABELECENDO CONTATO COM O CALDEIRÃO DO CENTRO(CÉU)
Acendo o fogo sagrado na sabedoria, no amor e no poder.
Fogo sagrado, que nos inspira e faz a alma resplandecer.

Acenda a vela branca dentro do caldeirão e diga:

Imbolc simboliza a esperança do amanhecer primaveril,
Que para os celtas era representado pelo nascimento das primeiras
Ovelhas assim como a celebração da Deusa Mãe que dá à luz e com seu
Leite Sagrado,alimentava a nova vida.Este ritual é dedicado à Brighid,Senhora da Inspiração.
  • ESTABELECENDO CONEXÃO COM O CALDEIRÃO DA ESQUERDA(MAR)
Nas profundidades da terra fluem as águas da inspiração.
As águas sagradas que se unem às profundezas da alma e do coração.

     Com o caldeirão da água, molhe os dedos e faça o símbolo do Triskle(veja a página sobre símbolos) ou da Cruz Celta na Testa, pedindo pelas bênçãos de Brighid. Esse é o momento para pedir por alguma cura física ou espiritual.
  • ESTABELECENDO CONTATO COM O CALDEIRÃO DA DIREITA(TERRA)
Das profundezas às alturas,encontra-se a árvore sagrada.
A árvore do mundo que nos conecta a essa grande luz dourada.

     Em volta do caldeirão com as flores coloque a Cruz de Brighid, que será abençoada pelos três reinos e consagrada à Senhora do Fogo e posteriormente pendurada na porta da entrada da casa ou do seu quarto. Aproveite também para pedir luz e proteção aos seus entes queridos e para todo o planeta.
  • ABRINDO PORTAIS
Manannán Mac Lir,Senhor do Portal,você que guiou nossos antepassados
Para a ilha do Eterno Verão,
Abra agora os portais do caminho e transmita as boas-vindas à Brighid,
A Deusa Guerreira do Fogo, do lar e da família.
  • HONRANDO AS TRÊS FAMÍLIAS
Neste altar, pelas bençãos dos Deuses, dos antepassados
E dos espíritos da natureza, celebramos a luz brilhante de Brighid
Com a chegada dos primeiros indícios da Primavera,
Dando início a um novo despertar.
Fáilte...Sejam todos bem-vindos nesta festa de alegria e reverência!
  • PRECE A BRIGHID
Brighid convoco o seu poder
Brighid, do fogo sagrado
Brighid, das águas cristalinas
Brighid do manto consagrado.

Que o seu poder de cura estejam em nós!

Brighid,que cura e protege
Brighid,que inspira e transforma
Brighid,que cuida e consola
Brighid,que forja a própria forma.

Que o seu poder de moldar esteja em nós!

Brighid,Senhora dos bardos
Brighid,a chama tríplice do fogo
Brighid,a magia do povo encantado
Brighid,a eterna luz que agora eu rogo.

Que o seu poder de inspiração esteja em nós!

Brighid,que está acima de nós
Brighid,que está abaixo de nós
Brighid,que está em torno de nós

Abençoai-nos com os poderes do Céu,da Terra e do Mar!

     Faça uma oferenda a Brighid. Sugestão: Uma taça de leite ou um copo de cerveja.
     Aproveite a energia de Imbolc para receber uma mensagem dos Oráculos. Sugestão: Runas ou Ogham.
  • AGRADECIMENTO E ENCERRAMENTO DO RITUAL
Agradecemos a Brighid por este dia iluminado...
A alegria no coração,a proteção à nossa casa e as bençãos da nossa
Vida.Slàn go fòill... Que Brighid,nossa Deusa Amada,
Regresse em paz!

Deuses resplandecentes,espíritos da natureza e queridos ancestrais,
agradecemos suas presenças neste rito sagradoSlàn go fòill...
Que as Três Famílias regressem em paz!

Manannán Mac Lir,agradecemos sua abençoada presença pelas brumas
Do tempo neste rito sagrado.Slàn go fòill...
Que o Senhor do Portal regresse em paz!

Mãe Terra,agradecemos por nos proporcionar vida farta e base sólida
Neste lar,elementos necessários para a realização deste rito sagrado
Slàn go fòill...
Que nossa Mãe Terra regresse em paz!

Agradecemos as bençãos do Céu,da Terra e do Mar,o rito agora está encerrado.Slàn!

(Ritual baseado nos princípios da Ordem Druídica ADF,livro Brumas do Tempo-Todos os direitos reservados)

Por que comemorar o Sabbath(Sabá)?

     Imbolc é um sabá muito lindo em toda a sua simbologia: É o ápice do Inverno. Porém já nos dá pistas que o inverno não será mais tão rigoroso, que em breve irá se finalizar dando início a Primavera.
     A Deusa está se recuperando de um parto que fez em Yule. Encontra-se sozinha, mas está saindo dessa reclusão. É o dia em que comemoramos o Festival das Luzes, do Fogo! Há quem acredite que Brighit seja a grande Deusa, se você for uma dessas pessoas, comemore, porque é o dia de comemorar a Grande Deusa! É o dia que marca a sua recuperação, portanto a sua volta para nós, trazendo consigo a sua vida e a luz!
     A Deusa se alimenta do seu filho(no caso o dela), o Deus, fazendo com que todos os seres fiquem férteis. Comemore o Imbolc com muito leite e seus derivados, assim estará comemorando a fertilidade, a maternidade e o amor da Deusa. É hora de acordar do frio do Inverno, é hora de purificação, se mirar no futuro e crescer!
     No início apresentei uma descrição sobre o Sabá Imbolc, agora irei dizer partes que foram ditas anteriormente como exemplo e conselho de comemorar este dia especial. Existem algumas atividades, receitas e feitiços que são especiais e ajudam nesta época do ano. E também há existência do uso das cores, ervas, pedras e deuses que falaremos abaixo a seguir:

Tipos de correspondências

  • Cores: Laranja, vermelho, amarelo, branco e azul. Cores que lembrem o fogo e a luz.
  • Deuses: Você pode invocar Deuses da prosperidade, pois já apareceram o sinal da Primavera. Deuses representados pela Lua Crescente, da sorte, do amor, do fogo e a própria Deusa Brighit.
  • Ervas: Muito usadas em chás, comidas e feitiços que geralmente são espalhadas pela casa ou pelo altar.As ervas  utilizadas são:
- Angélica
- Manjericão
- Louro
- Benjoim
- Celidônia
- Salgueiro
- Urze
- Mirra
- Alecrim
- Dill
- Trevo
  • Pedras e cristais: Água-marinha, ametista, granada, turquesa e ônix.
Comidas
  • A principal comida de Imbolc é o leite. E também seus derivados; Coalhada, cremes, queijos, bebidas e o leite puro. Não há nada específico. As ervas também são símbolos que o verde da Primavera chegará em Breve. Portanto, use e abuse dessas ervas:
- Salsinha
- Cebolinha
- Orégano
- Pimenta
- Canela
- Temperos em geral

     Pode abusar também do Vinho, pois ainda está dentro do Inverno.

Feitiços Tradicionais de Imbolc

     O Imbolc nos mostra que já está na hora de nos prepararmos para sair de casa, sair da nossa casca protetora, pois o Sol vai voltar e ainda temos muito o que fazer. Comece a fazer novos projetos como jogar algum tipo de feitiço que não altere muito o seu estado ou o mundo.
  • Feitiço contra inveja ou para afastar uma pessoa indesejada
       Este feitiço é muito simples e bem conhecido! Melhor ainda é se você tiver o nome da pessoa que está com inveja ou que você quer afastar.
  1. Escreva em um papel e queime no caldeirão. (Preferencialmente em uma semana de Lua Minguante).
  2. Caso vocÊ não saiba o nome da pessoa, queime um papel em branco no caldeirão enquanto recita:
Não te conheço
E nem quero te conhecer
Desapareça da minha vida
Hei de prosperar!

  • Feitiço para atrair Coragem
     Em um dia de Lua Cheia,com duas folhas de arruda nas mãos, ergua os braços em direção à Lua Cheia, feche os olhos e visualize as suas novas atitudes. Esmague as folhas entre os dedos, em seguida enterre próximo à uma árvore.
  • Feitiço para atrair a força do Amor
     De pés descalços faça um círculo com pétalas de rosas. Entre no círculo e dance girando devagar. Visualize o seu amor. Não fantasie sendo uma pessoa sem defeitos, ninguém prefeito, se visualizar alguém perfeito, você terá ninguém. Acenda uma vela rosa, passe as mãos sobre as chamas e sorrindo chame pelo seu amor.
     Chame o seu amor com carinho, em seguida apague a vela com os dedos úmidos, para isso pode se usar as pétalas de rosas em chás ou banhos..
  • Feitiço para iniciar projetos/inícios ou Ideias
     Assim que começar a Lua Crescente, enterre uma pirita recitando:

Cresça,flua,prospere (Repita várias vezes esse mantra)

     Deixe lá até o primeiro dia de Lua Cheia. Retire da Terra recitando:
Recolho agora o meu sucesso,meus planos vão todos dar certo!

  Repita várias vezes tendo em mente que você deve visualizar o seu sucesso. Deixe a pirita sobre a sua mesa de trabalho ou em algum lugar onde você esteja na maior parte do tempo. 

     COMEMORANDO O IMBOLC

Anteriormente eu expliquei sobre a origem e a história do Imbolc, mas não cheguei a citar como comemorar o Imbolc, embora Candlemass seja a mesma coisa. Mas vamos lá, essas são algumas dicas:
  1. Acenda uma velade acordo com a correspondência de Imbolc em seu Altar ou onde preferir.
  2. Faça seus pedidos e agradecimentos.
  3. Se possível, deixe uma taça com leite ao lado da vela e deixe queimar até o final. Pois é o Festival das Luzes e do Fogo.
  4. Aproveite e observe a vela enquanto reflete a sua vida, pode ser que as revelações cheguem até você nesse momento.
     ORAÇÃO PARA IMBOLC

Por exemplo:

Hoje é o dia
em que a roda do ano
gira mais uma vez

Os céus se abrem
o despertar começa
e a criança da promessa
começa a ganhar força

E com ele vem à promessa
de dias quentes
do plantio fértil
e do renovo

Ó Grande Mãe
tu que eras
a Anciã com toda sabedoria
e renasceu como virgem das flores

E que caminha
lado a lado
com o Deus Sol
ainda novo e ganhando forças

Que as promessas do Deus Sol
Venham floresce na minha vida
para que tudo ocorra
conforme tenha que ser

Que em tudo que eu tocar
seja como um broto
e venha desabrochar

Que meus caminhos
sejam trilhados por mim
mas guiados por ti

Hoje eu abro as portas
de minha vida
pro novo e inesperado

Que eu seja como uma flor
Seja bem plantado
e regado de seus ensinamentos ó Mãe
irradiado pelas forças do Deus Sol
que eu cresça seguindo em direção aos teus caminhos
Para que eu vire uma bela flor em teu jardim!

Que assim seja e assim se faça.
Fael

Objetivo: Abrir as portas das oportunidades, amolecer os corações das pessoas, que seus frutos possam dar sinal de vida e começarem a ser colhidos, peça reconciliação para abrir o seu coração, peça para que cuide dos doentes, peça saúde, e acima de tudo, não deixe de agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

FAÇA UMA LEITURA

O Círculo de Diana

O Círculo de Diana
Loja Esotérica e Presentes

TAROT

Bem vindos