Ads 468x60px

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Como fazer o ritual de Ostara?

Um pouco de história


     O Sabbat do Equinócio de Primavera, também conhecido como Sabá do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. Nesse dia sagrado, bruxos acendem fogueiras novas ao nascer do Sol, alegram-se, tocam sinos e decoram ovos cozidos(Um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade.)
     Os ovos que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos de fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em algumas partes do mundo, pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.
     Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabá são Eostre (a Deusa Saxônica da fertilidade) e Ostara(a Deusa Alemã da Fertilidade). Em algumas tradições wiccanas, ambas são deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.
     Como a maioria dos antigos festivais pagãos, o Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, celebra-se também a Ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa é um nome oficial derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre. E só recebeu oficialmente esse nome após o fim da Idade Média.
     Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, estabelecendo o Dia Santo no primeiro Domingo após a primeira Lua Cheia no Equinócio da Primavera.(Formalmente isso marca a fase da gravidez da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à Deusa dos Pagãos, como mencionado anteriormente. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a Deusa Ostara, cujo animal era o coelho.
     Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da Estação em ponche de leite. Na Suécia, os waffles eram o prato tradicional da Época. E o nosso querido sabá está chegando,acredito que agora seja uma boa hora de preparar os seguintes materiais:

  • velas douradas
  • velas amarelas
  • velas verdes
  • isqueiro ou fósforo(ou mesmo algo para acender as velas)
  • Rosas ou flores que representem a primavera
  • Ovos cozidos
  • Espada ou athame
  • Incensos: Violeta Africana, Jasmin, Rosa Sálvia e Morango
  • Pedras preciosas e sagradas: Ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
  • Ervas ritualísticas tradicionais: Bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íria, jasmin, rosa, morango, atanásia e violetas.

O ritual de Ostara

     Assim que preparar todos os materiais, siga o passo a passo de como realizar o ritual de Ostara às 23:00 precisamente, antes da Meia-Noite chegar:
  1. Comece marcando um círculo de 3m de diâmetro, use giz ou tinta branca.
  2. Monte um altar no centro do Círculo Sagrado, voltado para o Norte.
  3. Coloque uma vela da cor apropriada ao Sabá no centro do Altar.
  4. À direita(Leste), coloque um incensário com o incenso apropriado ao Sabá ou um turíbulo contendo pedaços de carvão aquecidos, sobre o qual a sálvia será queimada. À esquerda(Oeste) da vela, coloque uma tigela com ovos cozidos decorados com runas, desenhos de fertilidade e outros símbolos mágicos.
  5. Diante da vela(Sul), coloque um punhal e uma espada cerimonial consagrados.
  6. Salpique um pouco de sal sobre o Círculo para purificá-lo, pegue a espada cerimonial e trace o círculo em movimento no sentido horário, começando pelo Leste. Enquanto estiver traçando, diga:

Abençoado seja este Círculo do Sabá sob o nome divino de Ostara, antiga Deusa da Fertilidade e da Primavera. Sob seu sagrado nome e sob a sua proteção, este ritual de Sabá agora se inicia.

     Em seguida, coloque a espada de volta no altar e acenda a vela e o incenso. Pegue o punhal com a mão direita e ajoelhe-se diante do altar com a lâmina sobre o coração, dizendo:

Abençoada seja a Deusa da Fertilidade,abençoado seja o ritual da época da Primavera.Abençoado seja o Rei-Deus-Sol,abençoada seja a sua luz sagrada.

           Coloque a lâmina da espada sobre a região do Terceiro Olho em sua testa e diga:

O Sol cruzou o Equador Celeste,trazendo o Sol e a Lua com a mesma duração de horas. Finalmente a Deusa da Primavera renasceu,a sua beleza dá vida às árvores e às flores.Abençoada seja a Divina Deusa das Matas. Ela é a criadora de todas as coisas vivas.Abençoado seja o Senhor das Matas,eu canto esta canção para a Deusa e para o Deus. Despertem,despertem todos e ouçam a voz do chamado da Deusa.Abençoada seja a nossa Mãe Terra,que ela seja preenchida com paz,magia e amor.A Deusa respira a vida.A Deusa dá a vida.A Deusa é a vida.Ela reina suprema, assim seja!

  • Encerre o ritual apagando a vela e desfazendo o Círculo com a espada cerimonial em movimento no sentido anti-horário. Os ovos podem ser comidos como parte do banquete do Sabá do Equinócio da Primavera, jogue conchas em uma fogueira ao ar livre ou enterre-nas no chão como oferenda à Mãe Terra.

Ritual de Ostara(Segunda forma de celebrar a chegada da Primavera)

     E é assim que se nota o Equinócio de uma Primavera. Noite e dia são iguais, como o Sol começa a prevalecer sobre a escuridão do Inverno. É um momento de exuberância e fertilidade, uma celebração da abundância da natureza. Um tempo para a celebração de quase tudo. Inverno é muito mais! E nós fazemos isso! Huzzah!
     Para celebrar o ritual de Ostara, é necessário pegar algumas ferramentas básicas, pode celebrar da primeira forma(solitário), ou da segunda forma(com um coven) como mostrada abaixo:
  • Velas para os bairros, cada um para representar o Deus e a Deusa.
  • Defina o altar, segundo o costume.
  • Tenha em mãos: Uma Romã, um athame para entrar nele(uma grande dor, se você nunca tentou).
  • Um dos participantes do coven irá percorrer um longo caminho, mas se o grupo for particularmente muito grande, você pode querer trazer um sobressalente, para o caso.
  • É necessário obter pessoas para o ritual e para cumprirem seus cargos de: Limpeza, o que irá abrir e fechar o Círculo Sagrado, o Leitor, e o que irá fazer o ritual. O restante apenas participará dos cânticos.
  1. Limpeza: O que estiver confortável para vocês.
  2. Lançando o Círculo Sagrado: Comece voltada para o Leste, em seguida, vire a cada direção que você chama seus guardiões.
  3. O Leitor irá chamar pelos espíritos da seguinte forma.
Leitor:

Espíritos do Oriente, espíritos de ar,
Desperta-nos com a brisa da Primavera
Encha nossos pulmões, e se junte a nós
Na Celebração da renovação infinita de luz e vida.(Luz de velas)

Espíritos do Sul, espíritos de fogo,
Aquecer-nos com o Sol nascente
Acelere nossos corações, e se junte a nós
Em comemoração ao desdobramento da Terra.(Luz de velas)

Espíritos do Ocidente, espíritos de água,
Lave-nos na chuva suave
Reviva o nosso desejo,e se junte a nós
Na Celebração da possibilidade ilimitada.(Luz de velas)

Espíritos do Norte, espíritos da terra,
Reveste-nos na elegância de um novo crescimento
Apoie os nossos passos,e se junte a nós
Em comemoração de um mundo feito verde novamente. (Luz de velas)

     Vire-se para o altar agora, aborde a vela para a Deusa e continue com a leitura;

Leitor:

Deusa da Terra, mãe de todos
Com amor que vos saúdo
Quanto a noite e o dia, mais uma vez
Cumprimentam-se de passagem.
Você conosco, preencha o nosso Círculo,
E ajude-nos sempre a ver seu rosto
Em tudo o que vive. (Luz de velas)

     Vire-se para a vela a Deus e continue com a leitura:

Deus da luz crescente
Com amor que vos saúdo
Quanto a noite e o dia, mais uma vez
Cumprimentam-se de passagem.
Você conosco, preencha nosso Círculo,
E ajude-nos sempre a ver seu rosto
Em tudo o que vive. (Luz de velas)

     Se possível, todos devem dar as mãos em torno do altar para isso. E o leitor continua para a benção Chant:

O círculo é lançado, o ritual começou.
Que os poderes do Ancião,
Fonte de toda a criação,
Que os poderes da Deusa, mulher brilhante da Lua,
E o caçador de Deus, chifres do Sol,
Que os poderes dos espíritos guardiões,
Governantes dos reinos elementais,
Que os poderes das estrelas acima e a Terra abaixo,
Abençoe este tempo, este lugar, e todos os que se reúnem aqui.

Todos:

Seja abençoado!

  • Agora nós temos um pouco de trabalho a mais para fazer. Selecione uma pessoa para cada papel: Hades, Démeter e Perséfone.
  • Hades é o senhor do Submundo.
  • Deméter é a mãe.
  • Perséfone é a filha.
     Todos que foram selecionados para interpretar o papel dos três, devem estar juntos. O leitor tem o seu papel aqui também. Se estiverem confortáveis, partilhem a riqueza entre si, quanto mais pessoas participarem, melhor e mais poderoso o ritual fica.
     O estadiamento pode ser o mais realista ou como estilizado, como desejar. Contanto que você identifique seus personagens, é o suficiente para colocá-los nos pontos de um triângulo, talvez com o leitor no meio. O resto do grupo pode sentar-se do lado de fora do seu Círculo. O final desta seção fica bastante complicado, por isso certifique-se as pessoas estejam familiarizadas com as suas partes. Ensaio antes do tempo é grande, só você pode tomar providências necessárias.
     Enquanto todo mundo está recebendo os seus lugares, o leitor ou outro narrador pode começar com o seguinte:

Estamos, como sempre, em um ponto na roda
Lembrando que começamos cada viagem
Somente quando somos levados para o nosso primeiro passo
Nós acordamos todas as manhãs
Porque nós temos dormido durante a noite
Alegramo-nos com a Primavera florescente
Porque temos esperado, nos braços da Mãe
Através da época de escuridão e frio

Leitor:

O Inverno é para a cama para baixo
Nós vemos os dias ficarem mais curtos,
E sentir o frio que anuncia a primeira neve.

Todos:

Haja alegria no frio e nos moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do inverno.

Hades(vire-se para a pessoa que está representando a Perséfone e diga): 

Eu, o senhor de tudo abaixo
Foram assistidos,extasiado,como você ao ir
Sobre os campos,você gira e brilha
Persephone, você será meu

Minha carruagem espera, meu amor
Para tirar-nos do mundo acima
Agora ponha um fim ao jogo infantil
Reclamo-te para minha noiva hoje

Leitor:

Sentimos janeiro em todas as articulações.
Nós isolamos e vamos isolar
E a tensão para acreditar que os dias mais negros estão atrás de nós.

Todos:

Haja alegria no frio e os moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do Inverno.

Perséfone(vire-se para a pessoa que está representando a Hades e diga):

Hades faz-me grande ofensa
Para jogar em cima minha inocência
Embora você possa me chamar de noiva-a-ser
Eu não vou com você de bom grado

Pela força que você me leva ao seu covil
Não pretendo me manter lá
Minha mãe, Deusa do grão
Vai me ver em segurança para casa novamente

Leitor:

Quase todo o esforço parece muito, e a dor vem facilmente.
Como rapidamente nos esquecemos que o descanso é necessário;
que só em silêncio é o nosso movimento definido.

Todos:

Haja alegria no frio e os moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do Inverno.

Deméter:

Do sublime poleiro no pico mais alto
Para mais profundo oceano, ainda busco
À noite, durante o dia, algum sinal ou indício
Mas em nenhum lugar há notícias de você

Deixe isso, o meu grito de perda lamentável
Ser levada por diante e assim em toda
O mundo dos homens, para que todos possam ouvir
E compartilhar a dor e o medo de Deméter

Leitor:

Inactividade se transforma em ira,
como podemos recordar o calor da luz do Sol,
e mantenha a Terra responsável pelo nosso confinamento.

Todos:

Haja alegria no frio e os moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do Inverno.

Deméter:

A Terra tem levado você de mim
E assim minha ira conformidade
Voará. Hoje em dia, contra a terra.

Na raiva eu porei a minha mão
Milho e gado, todos vão morrer
Os rios correm com a poeira, e eu
não deve ceder, até que eu veja
Perséfone voltou a mim.

Leitor:

O negócio, podemos fazer com o tempo?
Será que as estações mudam mais rapidamente,
ou fica com a gente por mais tempo para se adequar às nossas necessidades?

Todos:

Haja alegria no frio e os moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do Inverno.

Deméter:

Os Deuses têm testemunhado esta ação suja
E o poderoso Zeus deve interceder
Ele irá voltar aos meus cuidados
Se tiver comido nada lá

Perséfone:

Mas a mãe, na minha provocação escuro
A dor da fome me senti
E me foi dado em minha necessidade
Um sabor da semente de romã

Hades(vire-se para Deméter):

Por isso, minha senhora, metade do ano
Sua filha vai me assistir aqui
E depois mais uma vez para você subir
Agora vamos dar um fim a este pacto como fim da nossa briga

Leitor:

O Inverno é para a cama para baixo,
Reunindo nossas forças para que possamos irromper
com energia e alegria para acolher a estação de novos começos.

Todos:

Haja alegria no frio e nos moribundos.
As sementes da nova vida são suportados sobre o vento do Inverno.

Deméter:

Por isso, será, no interior da terra.

Hades(vire-se para Perséfone):

Que, quando a cada ano você pegar minha mão.

Perséfone:

O mundo vivo e respirando você vê
Secam-se e  retiram-se comigo
Mas quando, na primavera, uma vez que eu mais
Sou para o mundo acima restaurado

Deméter:

Alegria de uma mãe pelo seu renascimento
Vai despertar e renovar a Terra.


  • Neste ponto, o ritual não se encerra, mas o drama termina.
  • Distribua uma ou duas sementes de romã para cada pessoa durante o atendimento. Todos podem comer juntos no final, ou um de cada vez ao receberem suas sementes, o que quer se sinta é um direito só seu. Como você comer, sentir o seu parentesco com Perséfone.
  • Sinta a força que vem da sua comunidade, e sinta-se como uma parte do grande e interminável ciclo de morte e vida.
  • Distribua as seguintes linhas como achar melhor, mas encontre uma maneira de distribuí-los de alguma forma. É importante.
Leitor:


Com Persephone, temos viajou para a terra dos mortos,
e retornou com segurança para a luz e o calor da Primavera.
Que possamos crescer com o brilho do jovem Deus,
e nos abrir para a energia da criação.

Deusa do Inverno, Deusa da Vida,
Mantenha-nos perto em seu braço.
Aceita-nos como seus filhos
e bóia-nos sobre a maré dos tempos.

Com amor, agradecemos e honramos
para o mundo que floresce dentro de nós mais uma vez.

Todos:

Seja abençoado!


  • A festa é simples: Coma, beba, seja alegre! Todos nós já sobrevivemos a outro Inverno! Quando você sentir o que você é(ou quando todas as suas velas queimarem), abra o Círculo de acordo com o seu costume, oferecendo graças primeiro a Deusa e do Deus, uma despedida saudável para os Guardiões. Aqui está um grupo de harmonização se você precisar deles:
Deus da luz crescente
Para a Primavera
Para o seu calor
Para o seu poder
Para o dia do alongamento  
Para a energia que nos rodeia
Para a sua presença dentro de nosso Círculo
Agradecemos a você, pedindo sua benção,
Até que se reúnam aqui novamente.

Deusa da Terra, mãe de todos
Para a Primavera
Para seu amor
Para o seu poder
Para a romã
Para a fertilidade do mundo que compartilhamos
Para a sua presença dentro de nosso Círculo

Agradecemos a você, pedindo sua benção
Até que se reúnam aqui novamente.
Para os Guardiões, eu uso normalmente Starhawk, porque são simples e bonito. Veja como eles vão:

Espíritos do Leste(Sul,Oeste,Norte,...)
Agradecemos a sua presença aqui
E pedimos sua benção à medida que partem
Que haja paz entre nós agora e para sempre(extinguir as velas que você vá)

Todos:

O círculo é aberto, e ainda ininterrupta
Que o amor da Deusa estar sempre em seu coração
Merry meet e parte alegre
E Merry encontrar novamente.

Seja abençoado!

Um comentário:

  1. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

 

FAÇA UMA LEITURA

O Círculo de Diana

O Círculo de Diana
Loja Esotérica e Presentes

TAROT

Bem vindos